O que é a borracha antiderrapante para piso e como conservar

borracha antiderrapante para piso

A borracha antiderrapante para piso oferece várias vantagens a quem decide aplicar este revestimento no ambiente, como isolamento acústico, absorção de impacto, beleza e muito conforto onde quer que você pise. Por isso, é muito comum achar esses tipos de pisos em academias, boxes de CrossFit, ambiente externo e playgrounds.

Por ser feita a partir de grânulos de pneus emborrachados, a borracha antiderrapante para piso é extremamente resistente. Mas outro fator que vai determinar se a borracha antiderrapante para piso será durável, é a forma como ela é utilizada e mantida. Nesse artigo você saberá mais detalhes sobre o que é o revestimento, qual melhor piso emborrachado, cuidados com ele em área externa, como colar borracha antiderrapante e o que não fazer para garantir um piso sempre pronto para absorver impacto.

O que é a borracha antiderrapante para piso? Ela pode ser usada em área externa?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é o piso de borracha. Como dito anteriormente, a borracha antiderrapante para piso é feita a partir de grânulos de pneus emborrachados. Um detalhe interessante e ecologicamente preocupante dos pneus, é que ele demora mais de 600 anos para se decompor naturalmente.

Em quesito de resistência, um material tão durável com certeza não se desgastará tão fácil, se usado corretamente. Mas quando falamos do descarte, isso já se torna um problema.

Segundo dados da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), em 2009, 53,8 milhões de unidades de pneus foram produzidos no Brasil. De acordo com o Sest Senat, em média, 450 mil toneladas de pneus são descartados por ano no Brasil.

Quando esse descarte não é feito da forma correta, pode ocasionar problemas ambientais e riscos à saúde. Uma das formas de proporcionar um bom destino a esse material é vendendo ou doando o pneu para uma instituição que trabalha com a transformação desse objeto em outros, como é o caso de empresas de reciclagem.

Mas voltando aos pisos de borracha, além de a borracha antiderrapante para piso ser ecologicamente pensada para reduzir os impactos do descarte inadequado de pneus, ela resulta em um revestimento extremamente resistente, que pode ser usada em ambientes internos e externos. Portanto, você pode confiar que é um bom produto.

Escolha qual melhor piso emborrachado para a sua necessidade

Piso para CrossFit: borracha antiderrapante para piso

Há várias opções de borracha antiderrapante para piso disponíveis no mercado e saber qual melhor piso emborrachado pode ser difícil. Definir o melhor depende muito do local em que o revestimento será aplicado e da sua intenção de uso.

+ LEIA MAIS: As principais aplicações dos pisos emborrachados

Por exemplo: se você quer aplicar a borracha antiderrapante para piso em um local que não vai exigir tanta absorção de impacto, você pode comprar placas que tenham absorção moderada.

Porém, se além da proteção você quer melhorar o desempenho acústico do local, saiba que quanto maior a espessura da placa, mais barulho ela consegue isolar. Dessa forma, investir em um piso mais grosso pode ser vantajoso para o conforto dos seus ouvidos.

Sendo assim, entender as possibilidades que a borracha antiderrapante para piso pode te oferecer é fundamental para que você possa ponderar as opções e fazer a escolha mais adequada.

Não use objetos pontiagudos em cima do revestimento

A placa de borracha antiderrapante para piso é bem resistente, mas ainda assim, devemos ter cuidado com objetos pontiagudos, pois podem causar ranhuras na superfície do produto, o que contribui para o desgaste precoce.

Para evitar dores de cabeça, o ideal é não usar vassouras de cerdas muito duras e evitar objetos cortantes e outros materiais que podem causar atritos com o revestimento.

Dica para quem deseja aplicar a de borracha antiderrapante para piso na garagem

Caso você tenha a necessidade de usar a borracha antiderrapante para piso na sua garagem, apenas se atente a não aplicá-la onde há a possibilidade de passar veículos, pois além do peso, o atrito dos pneus pode desgastá-la.

A forma como colar borracha antiderrapante ajuda na durabilidade do piso

Como colar borracha antiderrapante para piso

Quando falamos da durabilidade da borracha antiderrapante para piso, todos os detalhes importam. Até mesmo como colar borracha antiderrapante, uma vez que, quando a placa está bem colada, ela não deixa pontas soltas que podem atrapalhar a circulação no ambiente ou desgastes no material.

A escolha de uma boa cola e a preparação do contrapiso também importam, por isso, recomendamos a cola PU, que foi desenvolvida especificamente para essa função. Leia abaixo mais detalhes da aplicação da borracha antiderrapante para piso:

Nivelamento do contrapiso

Começar a entender como colar borracha antiderrapante, certifique-se previamente das condições do contrapiso antes da aplicação do produto. É fundamental que o terreno esteja totalmente nivelado, com o contrapiso seco e limpo, já que a presença de umidade pode comprometer a aderência da cola.

Após a limpeza e o nivelamento, é necessário verificar se há alguma rachadura. Em caso afirmativo, é preciso fazer o conserto das fendas antes de aplicar o piso. O processo é bastante simples, feito em concreto.

Posteriormente, faça o travamento das laterais, também em concreto, para garantir que o piso de borracha não sofrerá quaisquer deslocamentos.

Passo a passo para usar a cola PU

Cola PU para borracha antiderrapante para piso

1. Adicione todo o conteúdo da embalagem, incluindo o componente B (catalisador, líquido mais escuro) e o componente A (base, líquido mais claro) nas quantidades de 0,600 kg e 4.400 kg, respectivamente;

2. Faça a mistura dos materiais, com uma furadeira ou agitador, até que fique homogêneo;

3. Aplique o produto e espalhe no contra piso com o auxílio de uma espátula;

4. Após aplicação da cola, saiba que ela possui um tempo de utilização que varia de 40 a 70 minutos após a mistura. Isso significa que, após esse período, ela fica completamente dura e você corre o risco de perder o produto;

5. Alinhe a borracha antiderrapante para piso no local em que a cola foi espalhada. Aplique o piso e bata nele com um martelo de borracha. Assim, a cola se espalha pela parte debaixo do produto e tem fixação máxima;

6. Espere até 24 horas, que é o tempo mínimo de cura.

Faça uma área de escoamento da água para aplicação em ambiente externo

A borracha antiderrapante para piso em placa, quando aplicada em área externa, precisa que, durante a aplicação, uma área para escoamento da água seja pensada. Caso contrário, elas acumulam líquido e podem mofar, causando o desgaste precoce do material.

Fazer a área de escoamento da borracha antiderrapante para piso em ambiente externo permite que a água possa escorrer sem se acumular nas placas.

Manutenção correta da borracha antiderrapante para piso

Quando a sujeira se acumula na borracha antiderrapante para piso, as placas não desempenham com êxito a sua função. A limpeza é um ponto fundamental para a durabilidade da borracha antiderrapante para piso.

Para manter o revestimento sempre limpo e durável, utilize para a limpeza uma vassoura de cerdas macias, água e um sabão neutro. Não precisa usar muita água, basta umedecer a vassoura com a mistura de água e sabão e esfregar suavemente as placas. Seque a superfície da borracha antiderrapante para piso com um pano seco e macio e aguarde alguns minutos para que a placa seque sozinha seu interior.

Em tempos de pandemia da Covid-19, temos uma dica para você: borrife um pouco de uma mistura contendo 80% de água com 20% de álcool 70%, após a higienização. É uma medida rápida de sanitização, mas que faz toda a diferença nos cuidados.

Atenção para os pets

Home Box da Nati Romeiro

Por ser uma superfície macia e bem confortável, os animais adoram ficar em cima da borracha antiderrapante para piso. O revestimento não apresenta nenhum risco à saúde dos pets, porém, no quesito durabilidade das placas, é legal prestar atenção em alguns detalhes.

Animais como os cachorros, têm o costume de morder, principalmente quando filhotes. Eles fazem isso porque os dentinhos estão crescendo e eles precisam coçar a gengiva de alguma forma e fazem isso mordendo tudo o que se vê pela frente.

Se o seu cachorro tem essa mania, além de procurar um adestrador, o melhor é mantê-lo longe do piso emborrachado, assim você evita que ele danifique a placa.

Outra precaução a se tomar é com a urina e fezes dos animais, pois elas podem danificar a placa emborrachada. Para evitar que o seu piso emborrachado sofra desgaste, o mais adequado é nunca deixar o xixi do seu cachorro ou gato secar naturalmente.

Por mais resistente que o revestimento seja, a limpeza deve ser feita o quanto antes para diminuir as chances de aparecimento de manchas e odores desagradáveis. A dica é absorver imediatamente o líquido com guardanapos e, em seguida, limpar a borracha antiderrapante para piso da mesma forma que explicamos anteriormente.

Não aplique produtos corrosivos ou água sanitária, pois essas substâncias podem danificar a borracha antiderrapante para piso. Lembrando: essa medida também previne que o odor fique impregnado no revestimento.

Preço de piso emborrachado

O preço da a borracha antiderrapante para piso varia conforme a espessura e a metragem que será necessária para cobrir o local. Por isso, o orçamento precisa ser feito exclusivamente para cada caso. Tem interesse nesse tipo de piso para absorção de impacto? Clique aqui e peça um orçamento gratuitamente!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Newsletter

INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Entre em contato pelo Whatsapp