Como montar um playground infantil seguro

Playground infantil

As crianças adoram um playground infantil, afinal, ele é feito para o único objetivo de promover suas brincadeiras. É dessa forma que as crianças começam a aprender mais sobre o mundo a sua volta e desenvolvem suas habilidades.

Sabendo disso, um ambiente grande e que estimule esse tipo de interação é fundamental, por isso, os playgrounds infantis se mostram tão importantes. Porém, não podemos negar que sempre há o risco de algumas brincadeiras resultarem em machucados.

E é pensando no bem-estar das crianças no playground infantil que preparamos este artigo. Aqui, falaremos um pouco mais sobre como montar um parquinho mais seguro através dos pisos emborrachados, como se chamam os brinquedos do parquinho que precisam desse reforço de segurança, se os pisos para quintal podem ser usados em playground infantil, se os pisos podem ser usados em playground 3 em 1, onde achar os melhores modelos à venda, quanto custa e muito mais!

Pisos emborrachados: porque usar no playground infantil

Playground infantil

Os pisos emborrachados de qualidade costumam ser feitos a partir da reciclagem de pneus, o que resulta em um material resistente e capaz de absorver muito impacto.

Por causa dessa propriedade e por ser um material antiderrapante, esse produto tem como principal função prevenir machucados, amortecendo quedas e diminuindo as chances delas ocorrerem.

Por isso, esse tipo de produto costuma ser muito usado em academias, boxes de CrossFit, estúdios de pilates e outros lugares que têm como objetivo promover a saúde e proteção de quem os frequenta.

Como deu para perceber, esse revestimento é muito versátil e pode ser usado em vários locais. Muitos playgrounds infantis também usam os pisos emborrachados com essa mesma finalidade, mas além da vantagem de prevenir machucados, podemos citar algumas outras.

Isolamento acústico

Porque usar um playground infantil muitas vezes pode significar barulho. Mas a borracha dos pneus usados para fabricar os pisos emborrachados possuem, por si só, a capacidade de isolamento acústico. Isso significa que esse pode ser um ótimo revestimento para diminuir o eco do seu parquinho. No geral, quanto maior a espessura do revestimento, maior será a absorção de ruído.

Personalização

Playground infantil personalizado

O colorido naturalmente chama nossa atenção, mas para as crianças ele tem um papel ainda mais importante, principalmente as cores mais vibrantes. Elas instigam as capacidades motoras e cognitivas dos pequenos, justamente, porque a cor é o primeiro elemento que as crianças usam para diferenciar os objetos.

Além disso, os desenhos podem estimular as crianças a interagirem com o espaço. Você pode personalizar os pisos emborrachados com amarelinhas, pista de corrida e muito mais! Porque usar um playground infantil significa estimular as brincadeiras e é isso que os pisos personalizados fazem.

Facilidade de limpeza e baixa manutenção

Essa vantagem mostra que não são só as crianças que podem ser beneficiadas pelo piso emborrachado em playground infantil. Os pisos emborrachados são muito resistentes e feitos de um material de qualidade, o que viabiliza uma longa duração.

Além disso, esses pisos são fáceis de limpar, uma vez que, basta uma vassoura de cerdas macias, sabão neutro e um pano para secagem que já é possível higienizar os pisos da melhor forma.

Pisos para quintal podem ser usados em playground infantil?

Os pisos emborrachados são bem versáteis, mas não são todos iguais. Cada um deles têm tamanhos e espessuras diferentes, o que faz com que cada um deles possuam indicações de usos diferentes.

Algumas pessoas costumam adquirir pisos emborrachados para quintal e muito deles também podem ser usados em playground infantil, mas o que você deve se atentar para fazer a escolha certa é a espessura do piso em questão.

Os pisos emborrachados da Rubber para playground infantil estão em conformidade com a NBR 16.071-3, norma que estabelece critérios para que pisos emborrachados sejam seguros para aplicação em playground infantil.

Além disso, a Rubber Pisos sempre atesta a capacidade de absorção de cada piso. A partir disso, é possível determinar o quanto cada espessura é capaz de absorver. Para ficar mais fácil de entender, a Rubber separou o quadro de altura crítica de queda, em que é possível estabelecer uma relação entre altura máxima em que pode ocorrer uma queda no playground infantil.

Depois que verificar as condições do seu playground infantil, basta visitar nossa tabela e escolher o piso que mais se adequa à sua necessidade.

Como se chamam os brinquedos do parquinho e como os pisos emborrachados podem oferecer mais segurança a eles

Se você está montando um playground infantil pela primeira vez, é bom se manter informado sobre como se chamam os brinquedos do parquinho mais usados e quais os riscos que eles podem oferecer para as crianças. Mas a ideia não é evitar usá-los, mas sim saber quais são as medidas de segurança que eles exigirão.

Basicamente, todo playground infantil tem balanço, escorregador, trepa-trepa e gangorra. Em todos eles há o risco de quedas e por isso os pisos emborrachados acabam sendo tão importantes para os locais em que estão esses brinquedos.

As crianças devem ser livres para brincar à vontade e sem preocupações. Com o piso emborrachado adequado no playground infantil, mesmo que haja alguma queda, ainda será possível evitar os machucados com a absorção de impacto.

Os pisos emborrachados podem ser usados em playground 3 em 1?

Playground 3 em 1 é aquele brinquedo que imita um playground infantil. Geralmente ele é pequeno e pode ser usado até dentro de casa. Mesmo sendo menor do que um playground infantil completo, ainda há vantagem em usar pisos emborrachados em playground 3 em 1, uma vez que, dentro de casa, os pisos costumam ser frios e usar pisos emborrachados previne a exposição das crianças à friagem.

A diferença é que em um playground 3 em 1 você pode investir em um piso emborrachado com menor espessura. Você pode consultar a tabela da altura crítica de queda para guiar as suas escolhas.

Como montar o piso emborrachado em playground infantil grande

Aqui, iremos considerar que o playground infantil em questão está em uma área externa grande. Sendo assim, você pode optar tanto pela colagem (disponível para pisos em placa) quanto utilizar o nosso piso contínuo, que é específico para uso em áreas externas e sua instalação deve ser feita por equipe especializada. Abaixo, falaremos detalhadamente sobre cada condição.

Colagem

Como colar borracha antiderrapante para piso

Para uma boa colagem do piso emborrachado no playground infantil, é necessário usar uma boa cola. Para esse serviço nós recomendamos a cola P.U, que permite a fixação máxima do piso de borracha.

A preparação da cola P.U é simples. Com o auxílio de uma espátula, misture bem 4,4kg da base com 0,6kg do catalisador até que a homogeneização fique completa (tonalidade uniforme cor creme). Quando isso ocorrer, você terá de 40 a 70 minutos para manusear a mistura.

Depois, é só aplicar no contrapiso e iniciar o processo de aplicação com a nossa cola. O tráfego de pessoas no piso só deve ocorrer 24h após a instalação, pois esse é o tempo necessário para cura completa da cola.

+ LEIA MAIS: Cola para piso de borracha – Saiba como colocar em concreto a melhor cola PU

Piso contínuo: instalação na terra

Playground infantil com piso contínuo

Se você deseja aplicar o seu piso contínuo diretamente na terra, é preciso que o solo esteja preparado. Para que o piso seja instalado corretamente, a terra precisa ser compactada, com um rebaixo de 20 mm mais o valor da espessura do piso que será utilizado.

Por exemplo, se você deseja aplicar um piso de 20 mm, é preciso um rebaixo de 40 mm (20 mm do rebaixo exigido e os 20 mm da espessura para o encaixe perfeito). Dessa forma, o revestimento fica nivelado com os pisos que estiverem no entorno.

Outro fator que precisa ser considerado na instalação é uma área de contenção. Para ela, deve ser usado um material rígido e sua profundidade deve ser equivalente ao rebaixo comentado acima. Então, se você usar um piso de 20 mm e seu rebaixo total for de 40 mm, a área de contenção também possuirá 40 mm.

Sabe os 20 mm de rebaixo que falamos no começo? Ele será para a aplicação do pó de brita, que é responsável por ser um intermediário entre a terra e o piso contínuo. Após fazer a compactação do solo, contenção e a compactação do pó de brita, finalmente, o piso contínuo pode ser aplicado.

Piso contínuo – Instalação no concreto

Aqui, não precisamos nos preocupar com a compactação do solo ou em utilizar o pó de brita, mas ainda precisamos de alguns cuidados com o nivelamento do piso e a área de contenção. Dessa vez, a profundidade da contenção deve ser equivalente à espessura do piso a ser aplicado.

Além disso, se o piso contínuo for usado em playground infantil, o contrapiso de concreto precisará ter caídas de água e ralos de escoamento. Esses ralos precisam ser cobertos por uma tela malha 10 para garantir a boa aplicação do material.

Onde achar piso emborrachado para playground infantil à venda e quanto custa

A Rubber Pisos é uma empresa especializada na confecção de pisos emborrachados para amortecimento de impacto. Nós possuímos vários pisos emborrachados à venda que são pensados para a proteção de playground infantil.

Quer saber mais detalhes sobre quanto custa o piso de borracha da Rubber? Então entre em contato com a gente e faça um orçamento sem compromisso!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Newsletter

INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Entre em contato pelo Whatsapp