Como saber quais são os produtos certos para limpeza de pisos emborrachados

Susana Etto

As placas emborrachadas da Rubber são feitas a partir de grânulos de pneus usados. A reciclagem desse material resulta em um produto de extrema qualidade e com uma ótima durabilidade, quando bem cuidado.

Mas, muitas pessoas podem enfrentar problemas no processo de manutenção diária, o que pode resultar no desgaste precoce do seu piso emborrachado. Por isso, preparamos este artigo. Falaremos sobre os principais tópicos que você precisa se atentar para ajudar que o seu piso emborrachado dure por muito tempo!

É preciso cuidados especiais com pisos emborrachados?

Cuidar da higiene do seu piso emborrachado é quase como limpar o chão de sua casa. Você não precisa usar produtos muito específicos ou ter cuidados tão diferentes quanto o habitual.

Para limpar superficialmente o revestimento emborrachado, você pode varrê-lo com uma vassoura de cerdas macias ou passar um aspirador de pó. Essas duas opções são para mantê-lo livre da poeira que naturalmente costuma aparecer em qualquer lugar.

Além da vassoura, algumas pessoas também costumam usar um rodo com pano (ou espuma) umedecido com água para remover a sujeira superficial. Mas lembre-se: se o piso está em área interna, tome cuidado com o excesso de água para evitar que o líquido se acumule. Use só o necessário para ajudar nesse tipo de limpeza.

Posso lavar os pisos em área interna?

Limpeza de pisos emborrachados

A Rubber não recomenda lavar os pisos que estejam colados em área interna, uma vez que, por não estarem em contato direto com o sol, fica mais difícil garantir a secagem da parte interna do revestimento. Mas isso não significa que a placa não pode ser limpa sem ser da forma mais superficial.

Nesse caso, após remover a sujeira superficial, utilize um pano úmido com detergente neutro. Molhe este pano no detergente e na água e passe apenas o pano úmido na superfície para remover a sujeira grudada no revestimento. Após este processo, passe um pano seco para auxiliar na secagem.

O tempo de secagem total varia conforme a temperatura do ambiente, mas recomendamos não utilizar as placas até que estejam totalmente secas, assim, é possível evitar acidentes ou o retrabalho de ter que limpá-las novamente.

Limpeza em área externa

Piso emborrachado em área externa

Aqui sim é possível realizar a lavagem do seu piso emborrachado, uma vez que há a presença de ventilação e Sol para auxiliar na secagem, o que dificulta o acúmulo de água que pode favorecer a proliferação de fungos que podem causar doenças e danificar o material.

Para a lavagem você precisará de detergente neutro, uma vassoura de cerdas médias, balde e um pano seco. No balde, faça a mistura do detergente com a água. Molhe a vassoura no balde, em seguida, esfregue-a no revestimento, com delicadeza, para evitar desgaste físico do material e remover a sujeira que estiver grudada.

Após terminar de ensaboar o revestimento, jogue água para remover o sabão. Passe um pano seco para auxiliar na secagem do produto e a lavagem está pronta.

Meu piso está encardido. Posso usar cloro para remover a sujeira?

Não recomendamos o uso de quaisquer tipos de produtos abrasivos, como cloro, água sanitária e afins, uma vez que esses podem desgastar os pisos emborrachados mesmo que você tome os devidos cuidados na hora de esfregar.

Por isso orientamos o uso de detergentes com ph neutro, pois devido ao fato de não ser um produto ácido ou básico, não afetará a estrutura física do seu piso emborrachado. Fazendo a limpeza regular que citamos aqui já vai te ajudar a evitar que o piso fique encardido e também remover esse tipo de sujeira.

Sanitização contra Covid-19

piso antiderrapante emborrachado

Com o avanço da vacinação, os números de casos e mortes por covid-19, felizmente, diminuem, mas não podemos deixar os cuidados de lado. Para aumentar a segurança do seu espaço, a sanitização pode ser uma boa opção. Ela consiste em fazer uma mistura de álcool 70% e água apenas para remoção de vírus e bactérias.

A proporção correta é 20% de álcool para 80% de água na mistura. Isto é, se você deseja que a mistura tenha um litro, use 200 ml de álcool e 800 ml de água. Mais álcool do que isso pode prejudicar a durabilidade do revestimento. A sanitização não substitui os processos de limpeza citados, mas pode ser uma forma a mais de garantir a proteção de seu espaço.

Posso usar produtos de limpeza naturais?

Hoje em dia existem muitos produtos de limpeza naturais que são tão potentes quanto os produtos de limpeza sintéticos. Mas o produto ser natural não garante que ele tenha um ph neutro, que é o que precisamos, de fato, para a limpeza dos pisos emborrachados.

O mesmo vale para produtos com cheiro neutro. O cheiro em si não faz diferença na capacidade de limpeza, é mais uma questão de gosto e necessidade sua. Então a dica continua valendo: quando escolher um produto para fazer a limpeza do seu revestimento de borracha, olhe sempre o ph. Se estiver próximo de 7 (quanto mais próximo desse número, mais neutro é o produto), significa que ele pode ser usado em nossas placas, caso contrário, não use para essa finalidade.

A Rubber tem produtos para a manutenção dos revestimentos emborrachados?

Sim! Recentemente a Rubber Pisos desenvolveu o Renova Rubber, um produto incrível pensado para devolver a cor preta dos revestimentos desbotados. Veja o resultado do antes e depois do Renova Rubber.

Lembrando que ele não substitui os tipos de higienização que citamos no texto, mas ele pode renovar a beleza do seu piso emborrachado! Quer saber mais sobre o produto? Então fale conosco e tire suas dúvidas!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Newsletter

INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Entre em contato pelo Whatsapp