Piso de borracha antiderrapante: o que é, quanto custa o metro e como instalar

Grânulos de pneus reciclado

O piso de borracha antiderrapante é um dos revestimentos mais procurados para academias, boxes de CrossFit, espaços fitness, bem como para escolas, playgrounds e áreas externas. Desenvolvido através de uma tecnologia de ponta, que transforma os pneus descartados, o piso emborrachado tem uma alta absorção de impacto. Por isso, ele ganha cada vez mais destaque nos projetos de assentamentos modernos.

Grânulos de pneus reciclado

Mas, é importante conhecer todas as características do piso de borracha antiderrapante, antes de comprar o seu revestimento. Afinal de contas, é uma maneira de assegurar a garantia do material e adquirir um produto que atenda às suas necessidades.

No artigo de hoje, saiba mais sobre o que é o piso de borracha antiderrapante, quanto custa o metro e como colocar. Também vamos explicar o que é o piso moeda, qual o melhor piso, e quais opções nós temos para piso externo, área externa e até mesmo para banheiro.

O que é piso de borracha antiderrapante? Descubra como o revestimento é feito!

Os pisos de borracha antiderrapantes são desenvolvidos a partir de resíduos da reciclagem de pneus descartados, por meio de uma tecnologia de ponta, que seleciona, trata e transforma a matéria-prima em um material limpo e sustentável. Dessa forma, tem-se placas ou mantas de alta performance, seguras e com capacidade de absorção de impacto, devido à própria característica da borracha.

É uma forma de colaborar com o meio ambiente, já que o descarte incorreto dos pneus é um dos maiores problemas do Brasil, já que os materiais demoram para se decompor e impactam negativamente à natureza.

LEIA MAIS: Espessura do piso emborrachado: dicas para não errar na hora da compra!

Segundo o SEST-SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), cerca de 450 mil toneladas de pneus são descartadas por ano no território nacional. Daí a importância de um programa de reciclagem e de empresas que transformam esses resíduos em novos produtos.

Um bom piso de borracha antiderrapante é durável, resistente e atende aos requisitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), especialmente às recomendações NBR 16071-3, que versa sobre o uso de revestimentos em playgrounds e escolas, para evitar acidentes.

Porém, engana-se quem pensa que o piso de borracha antiderrapante se restringe aos espaços fitness e parquinhos. Atualmente, ele pode ser usado dentro de casa ou em projetos de decoração mais luxuosos, visto que há vários tipos de revestimento, inclusive produtos que acabam imitando madeira para compor uma arquitetura mais sofisticada.

Piso de borracha antiderrapante: um revestimento para academia e área externa

O piso de borracha antiderrapante tem diversas aplicações, já que o material é bastante versátil e pode ser personalizado conforme os desejos do cliente. Sendo assim, ele pode ser usado como revestimento para academia, mas também para quarto de criança, para banheiro e áreas externas. A grande vantagem é justamente a proteção, tornando o ambiente mais seguro contra quedas.

Piso emborrachado para CrossFit

O recomendável é pesquisar um pouco sobre a espessura do revestimento. Normalmente, os ambientes com grande tráfego de pessoas, com equipamentos pesados e treinos de alta intensidade, como é o caso das academias e boxes de CrossFit, exigem um piso de borracha com maior espessura, para absorver o impacto e evitar lesões nas articulações.

Qual o melhor material para piso externo? O piso de borracha antiderrapante é ideal?

Quem tem área externa, ainda mais com piscina, ofurôs, chuveiros ou ambientes mais úmidos, também precisa encontrar um bom piso antiderrapante, ainda mais porque acidentes envolvendo escorregões são bastante comuns (especialmente com crianças!).

LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de piso emborrachado para absorção de impacto!

A novidade é que o piso de borracha antiderrapante pode ser usado de muitas maneiras, inclusive para piso externo em ambientes abertos e úmidos. Além de manter a segurança das pessoas, é possível encontrar modelos diferenciados e personalizados.

Você também pode instalar o piso de borracha antiderrapante somente em locais específicos, como envolta das piscinas.

Posso usar o piso de borracha antiderrapante para banheiro?

Sim! O piso de borracha antiderrapante também pode ser usado para banheiro. O revestimento já é bastante comum em vestiários de academias, justamente por conta da sua segurança. No caso da decoração de residências, alguns arquitetos estão inovando seus projetos, incluindo revestimentos personalizados para dar um toque diferenciado ao ambiente.

Como deixar o piso do banheiro antiderrapante: dicas para o piso de borracha

A melhor alternativa para você que deseja um banheiro mais seguro, ainda mais se há crianças e idosos em casa, é optar pela instalação de um piso de borracha antiderrapante. Você pode colocar em áreas específicas, como na saída do box do banheiro, que é a área com mais umidade e risco de escorregões.

Mas como deixar o piso do banheiro antiderrapante se esse não é o momento para trocar de revestimento? A alternativa é colocar pequenos adesivos colados no seu piso, que melhoram um pouco mais a aderência do corpo humano ao chão e contribuem para diminuir o risco de acidentes.

Qual o melhor piso para box de CrossFit? Escolha o piso de borracha antiderrapante!

O piso de borracha antiderrapante é o revestimento mais adequado para os boxes de CrossFit, visto que ele impede que os objetos batam em sua superfície, o que pode gerar traumas e lesões, principalmente no caso de acessórios pesados, como as anilhas, barras e wall balls. Ou seja, além de ser muito mais seguro, o piso emborrachado também garante o conforto para os praticantes de exercícios físicos, contribuindo para a perfeita execução dos movimentos.

Piso emborrachado para CrossFit

No caso do CrossFit, o piso de borracha antiderrapante mais indicado é o modelo da Rubber Double Impact, com 27mm. Além de uma espessura adequada à prática esportiva, o revestimento também é fácil de limpar e instalar. Dessa forma, a manutenção é muito mais simples, em comparação com outros modelos de pisos disponíveis no mercado.

Para comprar o piso de borracha antiderrapante Double Impact, é só clicar aqui e conferir todas as especificações do produto. Você também pode conferir outros modelos indicados para academia e boxes de CrossFit, como o piso High Impact, com 20mm de espessura.

Piso de borracha antiderrapante em rolo liso ou em placas: qual o melhor?

Não há uma resposta certa para essa pergunta, já que o tipo de piso de borracha antiderrapante escolhido dependerá diretamente das suas necessidades de uso. Por exemplo, no caso de playgrounds e escolas, recomenda-se o piso contínuo, para evitar desprendimento das placas, que podem causar acidentes e quedas das crianças.

Por outro lado, as academias e boxes de CrossFit podem preferir os pisos de borracha antiderrapante em placas, visto que a instalação é mais fácil e não é preciso retirar equipamentos que estão fixados ao chão (a placa pode contornar o espaço).

Quer saber qual é o piso de borracha antiderrapante ideal para você? Faça um orçamento sem compromisso com a Rubber! Clique aqui para entrar em contato.

E os tipos de lençol de borracha? Também é um piso de borracha antiderrapante?

Quando falamos em pisos de borracha, sejam eles em rolo ou placas, muitas pessoas acabam confundindo o revestimento com o lençol de borracha. No entanto, eles não são a mesma coisa e também não têm a mesma finalidade.

Enquanto o piso de borracha antiderrapante é usado para decoração e absorção de impacto, o lençol tem a finalidade de isolar a eletricidade, sendo aplicado em setores industriais de manutenção elétrica. A espessura da manta influencia diretamente o tipo de voltagem suportada pelo composto, por isso, é necessário respeitar os fatores envolvidos e as recomendações técnicas para garantir a segurança do eletricista.

Piso de borracha antiderrapante x piso moeda: qual o melhor?

O piso moeda é um tipo de piso emborrachado, muito usado em locais com grande tráfego de pessoas e máquinas. No entanto, a falta de personalização do revestimento fez com que ele caísse um pouco em desuso, ainda mais em estabelecimentos comerciais, academias e boxes de CrossFit. Afinal de contas, além de um local seguro, intenção era ter também um espaço bonito e decorado para receber os alunos.

Foi assim que o piso de borracha antiderrapante conquistou a preferência no mercado. Além de todas as vantagens em termos de segurança, durabilidade, resistência e absorção de impacto, a estética do revestimento é agradável e, além disso, pode ser personalizada conforme às necessidades do cliente.

Como colocar o piso de borracha antiderrapante? Precisa de assentamento?

Uma das grandes vantagens do piso de borracha antiderrapante é a facilidade de instalação do revestimento. Diferentemente de outros tipos de materiais, não é preciso retirar todo o contrapiso, mas sim, somente fazer um nivelamento do solo para colocar a placa ou rolo. Por isso o assentamento é muito prático.

Piso emborrachado para área externa

Ou seja, o piso de borracha antiderrapante é instalado diretamente no contrapiso, em geral com o auxílio de uma cola PU, para garantir a maior aderência ao solo. É fundamental conhecer as especificações da cola, levando em conta as recomendações do fabricante para instalação do revestimento no contrapiso.

Saber como preparar devidamente o contrapiso é a chave para uma instalação perfeita do seu piso de borracha antiderrapante. Caso tenha dúvidas, separamos em nosso blog um passo a passo que explica como colocar o seu piso emborrachado. Saiba mais aqui!

Como lavar o piso de borracha e quais cuidados você deve tomar

Embora o piso de borracha antiderrapante seja um dos revestimentos mais resistentes do mercado, é necessário tomar alguns cuidados com o material, para evitar desprendimentos das granulações emborrachadas, rachaduras, manchas e outros inconvenientes que comprometem a vida útil do produto.

Ressaltamos a importância de ter cuidados com os seus pets. As unhas dos animais, principalmente de cães e gatos, podem arranhar o piso de borracha antiderrapante e, com isso, prejudicar o material. Recomendamos manter as unhas dos bichinhos sempre cortadas e, de preferência, quando o animal urinar ou defecar, limpar o revestimento o quanto antes, para evitar cheiros.

LEIA MAIS: Pets e pisos emborrachados: cuidados extras para quem tem animais em casa

A lavagem do piso de borracha antiderrapante é bastante simples. Você precisa apenas de água, sabão neutro e, de preferência, uma vassoura com cerdas macias para não arranhar o material. Normalmente, a higienização é feita a cada 15 dias ou uma semana, dependendo do tráfego de pessoas no local.

NÃO USE MATERIAIS ABRASIVOS, COMO O CLORO E ÁGUA SANITÁRIA NO SEU PISO!

Aprender como lavar corretamente o seu piso de borracha antiderrapante é a chave para ter uma longa vida útil e durabilidade do revestimento. Até porque, o acúmulo de sujidades pode causar o desgaste precoce das placas ou rolo emborrachado. Por isso, lembre-se de fazer uma limpeza periódica e, se precisar, busque mais informações sobre manutenção com o fabricante.

Quanto custa o metro do piso de borracha antiderrapante?

O preço do piso de borracha antiderrapante tem variações conforme a espessura, o tipo de revestimento e a metragem solicitada. Por esse motivo, é difícil ter um valor específico – o melhor é fazer um orçamento com a empresa, trazendo todas essas questões, para saber realmente quando custa o metro do material.

Piso emborrachado

Além disso, o piso de borracha antiderrapante tem um valor correspondente à todas as vantagens que ele oferece, incluindo a alta durabilidade, resistência, absorção de impacto, facilidade de limpeza e instalação, entre outros. O produto é fabricado com um rigoroso controle interno de qualidade, bem como certificação em um laboratório especializado em borrachas, comprovando a sua qualidade.

Por isso, a pergunta “quanto custa o metro?” não fica apenas no valor do produto. Ela também precisa levar em conta todas as qualidades e benefícios que ele entrega.

Percebe-se que o preço do piso de borracha antiderrapante está em consonância com todas as especificações do material, sendo um valor justo. Fora que você tem a oportunidade de negociar diretamente com a Rubber Pisos, escolhendo um revestimento adequado e personalizado.

Gostou de descobrir tudo isso sobre o piso de borracha antiderrapante? Então, entre em contato com a Rubber Pisos e descubra todos os benefícios que os nossos produtos oferecem a você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Newsletter

INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Entre em contato pelo Whatsapp