Piso emborrachado para playground: 7 dicas para escolher o melhor piso para parque infantil

Piso emborrachado para playground

Se engana quem pensa que piso emborrachado para playground é tudo igual. Apesar de apresentarem características similares, cada revestimento emborrachado pode apresentar variações de tamanhos, espessuras e formatos, o que implica diretamente nas suas indicações de uso e formas de aplicação.

Logo, nem sempre um piso indicado para ambiente interno será útil ao ar livre, justamente, porque esses dois locais possuem demandas diferentes. Em relação ao parquinho infantil, precisamos pensar ainda mais, visto que estamos falando da segurança de crianças.

Para facilitar sua busca pelo melhor piso emborrachado para playground, separamos as 7 características que o piso ideal para parquinho deve ter. Você saberá o que piso emborrachado para playground precisa ter para ser usado ao ar livre em um parque infantil, o que caracteriza um piso drenante, como instalar o revestimento direto na terra e como entender o preço. Boa leitura.

Perceba as características do parquinho para escolher qual melhor piso emborrachado para playground

piso emborrachado para playground

Uma dica geral que todos devem ter em mente antes de sair procurando um piso emborrachado para playground é que é preciso entender algumas características do ambiente em que ele será aplicado, pois como dito anteriormente, cada revestimento possui uma função diferente.

Para entender isso melhor, se faça as seguintes perguntas: Meu ambiente é coberto? Ele possui algum tipo de revestimento já instalado? Como eu quero proteger os frequentadores desse local? Ao respondê-las, você identificará o que precisa e o que quer encontrar em um piso emborrachado para playground.

Piso emborrachado para playground: Entenda do que seu parque infantil vai precisar

Após se fazer as perguntas acima, ficará mais fácil entender que tipo de revestimento o seu parquinho precisará. Por exemplo: se o parque infantil estiver em um ambiente externo, além de pensar na espessura ideal do piso emborrachado para playground, é preciso se preocupar também com as intempéries, já que não haverá barreiras para proteger o revestimento contra os desgastes causados por agentes naturais, como sol e chuva.

Mas não desanime, pois se tem um piso que é resistente e perfeito para ambiente externo, é o piso contínuo. Ele é um piso emborrachado diferenciado, que não possui emendas, feito sob medida para seu playground, indicado para uso ao ar livre e, principalmente, em parquinho infantil.  Abaixo, você saberá mais vantagens desse revestimento, que é considerado o melhor piso para aplicação em playground.

1 – Ideal para ambiente externo! Um piso emborrachado para playground precisa ser drenante para ficar ao ar livre

piso emborrachado para playground

Um piso emborrachado para playground drenante é capaz de levar a água da superfície até o solo, permitindo que o líquido não se acumule nem em cima e nem abaixo do revestimento, evitando desgaste excessivo e prevenindo escorregões quando estiver molhado.

Quando o piso emborrachado para playground não é drenante, que é o caso de algumas placas emborrachadas, é preciso que no momento da instalação a pessoa que for aplicar o piso deixe espaços para escoamento da água. Inclusive, muitas placas emborrachadas podem ser ótimas para uso em ambientes externos.

O acúmulo de água favorece a proliferação de fungos. Alguns desses organismos podem ser prejudiciais até para nossa saúde, causando doenças na pele ou sistema respiratório.

Nesse caso, não existe um piso melhor ou pior do que o outro, mas sim, cuidados diferentes que você deve ter com cada tipo de revestimento para garantir a durabilidade do piso emborrachado para playground. Possuir um revestimento capaz de drenar água é um diferencial, visto que, a instalação é facilitada, o que é o caso do piso emborrachado para playground contínuo.

2 – Instalação direto na terra

Não é todo lugar que possui um contrapiso, o que faz com que muitas pessoas tenham dúvidas de como instalar o piso emborrachado para playground. Felizmente, o piso contínuo pode ser instalado em cima do concreto ou diretamente na terra.

Para instalação no concreto não há mistério. A área de aplicação precisa estar sem rachaduras, buracos e devidamente nivelada para que o revestimento seja colado da melhor forma.

+ LEIA MAIS: Passo a passo de como preparar o contrapiso para aplicação do piso emborrachado

Dentro dessa área delimitada para aplicação do piso emborrachado para playground contínuo é preciso considerar espaços para caídas de água e ralos de escoamento, pois é para onde o líquido absorvido pelo revestimento deve ir. É importante que esses ralos estejam cobertos na superfície por uma tela maIha 10, pois o piso contínuo é feito no local em que o piso será aplicado.

Inicialmente, o piso emborrachado para playground contínuo é uma massa. Quando jogada no chão, ela é moldada conforme o espaço disponível. Os ralos precisam estar com essa malha para evitar o entupimento. Após realizar essa etapa, crie uma área de contenção com um material rígido na altura da espessura do piso comprado.

Como instalar piso emborrachado para playground direto na terra

O modo de como instalar piso emborrachado para playground diretamente na terra é bem mais complexa do que a anterior. Para que o piso seja instalado corretamente, a terra precisa ser compactada, com um rebaixo de 20 mm além do valor da espessura do piso que será utilizado.

Por exemplo, se você deseja aplicar um piso de 20 mm, é preciso um rebaixo de 40 mm (20 mm do rebaixo exigido e os 20 mm da espessura para o encaixe perfeito). Dessa forma, o piso fica devidamente nivelado em relação aos revestimentos do entorno.

Assim como na instalação no concreto, é preciso considerar a área de contenção. Para isso, deve ser usado um material rígido, com profundidade equivalente ao rebaixo comentado acima. Então, se você usará um piso de 20 mm e seu rebaixo total será de 40 mm, a área de contenção também possuirá 40 mm.

Os 20 mm de rebaixo são para a aplicação do pó de brita, que é um intermediário entre a terra e o piso contínuo. Após fazer a compactação do solo, contenção e a compactação do pó de brita, finalmente, o piso contínuo pode ser aplicado.

Obs.: A instalação do piso contínuo deve ser feita por equipe especializada.

3 – Facilidade de limpeza do parquinho

piso emborrachado para playground

Nem sempre temos tempo para nos dedicar a limpeza, mas o piso emborrachado para playground não precisa ser uma preocupação.

Para a manutenção do dia a dia, varrer o revestimento com uma vassoura de cerdas macias ou passar um pano úmido já é o suficiente para remover a sujeira da superfície. Para uma limpeza mais pesada, você pode utilizar os mesmos itens citados acima, somados a um balde com sabão neutro para esfregar o piso emborrachado para playground.

No caso do piso contínuo, não há sérios problemas com o acúmulo de água, uma vez que a maior parte é drenada devido à natureza do próprio revestimento, portanto, ele pode ser lavado.

4 – O melhor piso emborrachado para playground é atóxico e corresponde à normas técnicas

O nosso foco é a saúde, então, precisamos pensar em todos os detalhes para que ela seja devidamente preservada. Um piso atóxico não possui metais pesados em sua composição, seja no pigmento utilizado para dar coloração, seja no processo de fabricação.

Uma das formas de averiguar essa qualidade, além de perguntar a marca, é entender sobre algumas normas que ditam padrões de qualidade para esses revestimentos. No Brasil, temos a NBR 16.071-3.

5 – Alta capacidade de absorção de impacto

Os pisos emborrachados possuem variações na espessura e um piso emborrachado para playground precisa levar isso em consideração. Cada parquinho possui uma exigência de absorção de impacto. Você pode entender melhor sobre isso checando o quadro de altura crítica de queda.

Esse quadro estabelece uma relação entre a altura de uma possível queda no local e a capacidade de absorção de capa espessura. Você pode consultar essa tabela clicando aqui.

6 – Sustentável

Piso emborrachado para playground

Sustentabilidade é um conjunto de atos que visam a preservação do ecossistema como nós o conhecemos. A maior premissa desse tipo de desenvolvimento é o estímulo a um avanço econômico e tecnológico das sociedades sem gerar o esgotamento dos recursos naturais.

Infelizmente, muitas pessoas e empresas ainda acham que para haver avanços tecnológicos é preciso degradar a natureza. Mas sabia que os melhores pisos emborrachados para playground são feitos a partir da reciclagem de pneus usados?

Os pneus demoram cerca de 600 anos para se decompor na natureza, assim, já percebemos que essa matéria-prima é extremamente resistente. Quando compactada em um piso emborrachado, ela é capaz de prevenir quedas, diminuir a reverberação de som no local e ainda garante as outras características que citamos anteriormente.

Investir em um piso emborrachado para playground sustentável é pensar na saúde das crianças e do planeta.

7 – O piso emborrachado para playground pode ser personalizado

Quer que o seu playground se destaque? Então saiba que existe a possibilidade de personalização. No caso da personalização do piso contínuo, você pode pensar em diversos tipos de desenhos e combinações de cores que deixarão o seu playground perfeito.

Segundo artigo publicado no blog Villa Global Education, as cores contribuem para o desenvolvimento da fala, do raciocínio, da coordenação motora e de várias outras habilidades que contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Colorações e tonalidades vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, são as que mais contribuem para esses efeitos. Dessa forma, a personalização do piso emborrachado para playground pode ajudar, até mesmo, a estimular a inteligência dos pequenos.

Piso emborrachado para playground e área externa: preço

Aqui nós já citamos que o piso emborrachado para playground ideal é o piso contínuo, visto que ele pode ser usado tranquilamente em ambientes externos devido às suas qualidades.

O preço desse revestimento varia conforme a metragem do espaço em que será aplicado, portanto a melhor forma de entender o custo desse tipo de piso é fazendo o orçamento. Para isso, basta entrar em contato com a Rubber Pisos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Newsletter

INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Entre em contato pelo Whatsapp