Por que o mundo precisa de alternativas sustentáveis?

Por que a sustentabilidade é necessária?

Poluição, produção excessiva de lixo, descartes inadequados e esgotamentos de recursos naturais. Todos esses pontos são de extrema preocupação, uma vez que, impactam diretamente na saúde e na qualidade de vida dos seres humanos, plantas e animais.

Segundo o Banco Mundial, se a população da Terra chegar a 9,6 bilhões em 2050, seriam necessários, três planetas para que possamos usufruir dos recursos naturais e sustentar o estilo de vida que temos atualmente.

Nós precisamos cuidar do local que habitamos para que nós, e as próximas gerações, tenham qualidade de vida. Por isso, cada vez mais, pessoas, governos e empresas têm se interessado em promover mudanças para evitar as consequências negativas de um estilo de vida que nos faz tão mal.

No artigo de hoje, iremos explorar mais esse lado para entendermos melhor o que é a sustentabilidade, os problemas que a falta dela causam e alguns passos iniciais que podemos tomar para viver de uma forma que causemos o mínimo de impacto negativo possível.

O que é sustentabilidade?

Existem várias definições do que é sustentabilidade. Mas aqui, estamos falando dela enquanto uma forma de desenvolvimento, cuja meta é evitar o esgotamento de recursos naturais e atender às necessidades da população em geral.

Ela é baseada em três principais aspectos: o social, ambiental e econômico. Dessa forma, a sustentabilidade deve ser vantajosa para a população, para o ecossistema e para a economia. Se algum desses três pilares está em falta, então não é uma alternativa sustentável de verdade.

O problema do lixo

Encontramos no portal Agência Brasil dados do estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza. Eles revelaram que cerca de 11,3 milhões de toneladas de lixo são produzidas no Brasil e apenas 1.28% desse total é reciclado. Isso faz com que o país seja quarto lugar no ranking das nações que mais produzem lixo no mundo.

Em artigo publicado na Agência Senado, encontramos dados do levantamento “Atlas da Destinação Final de Resíduos”, publicado em 2020 pela Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes. Esse estudo afirma que no Brasil há 2.663 lixões espalhados por cerca de 2.500 municípios.

Nos lixões não há tratamento adequado dos descartes. Os resíduos geralmente ficam jogados a céu aberto, atraindo animais como ratos, mosquitos, escorpiões e baratas que podem espalhar doenças para a população que mora em seus arredores.

Descartes inadequados

Outro ponto a se pensar é no descarte inadequado de alguns materiais que demoram anos para se decompor, como os pneus emborrachados. A estimativa é de que esse material demora cerca de 600 anos para se decompor naturalmente.

Além de abandoná-los em lixões e terrenos, muitas pessoas costumam queimar esse produto no fim de sua vida-útil. Porém, a carbonização desse material, além de ser considerado um crime ambiental, libera substâncias tóxicas no ar que podem, inclusive, provocar câncer.

Sim, essas informações são preocupantes. Mas o objetivo não é fazer com que você se sinta culpado, mas sim, que reconheça as questões. A partir disso, conseguimos pensar em opções e alternativas que já existem para resolver os problemas, mas claro, dentro daquilo que é possível fazer.

Soluções

Reciclagem

Dentro da esfera individual, um dos primeiros passos para reduzir os impactos ambientais é repensar os hábitos de consumo, investindo em materiais que sejam duráveis e eficientes.

Podemos citar como exemplo o que acontece com os pisos emborrachados da Rubber, que além de serem feitos a partir da reciclagem, são muito resistentes.

Muitas marcas preferem trabalhar com um preço baixo do produto, o que atrai os consumidores. Porém, nem sempre entregam um produto de qualidade, o que depois de um tempo faz o cliente se arrepender da compra e descartar o produto em pouco tempo.

Mas quando você opta por um material de qualidade, o custo-benefício compensa, uma vez que, quando bem cuidados, os pisos de borracha podem durar anos cumprindo com a função de absorver impacto. Dessa forma, além de garantir um material de qualidade, o cliente reduz o descarte de lixo.

Reciclar e reutilizar

Piso emborrachado feito de materiais reciclados

Outras duas alternativas são investir na reciclagem e reutilização dos produtos. Na reciclagem, há o processo de transformação química de um material. Já no reuso, ele permanece o mesmo, mas assume outra função, sendo a reutilização, a mais fácil de implantar na realidade do brasileiro médio.

Muitas vezes, nós achamos que aquele pneu desgastado do carro não vai servir para mais nada, mas ele pode muito bem ser usado como balanço, brinquedo para cachorro, ser reformado ou até vendido para lugares que trabalhem com a reciclagem desse material.

Essas são só algumas formas que você pode contribuir para a reutilização ou reciclagem desse e de outros produtos que você tem em casa. Basta um pouco de criatividade e pesquisa que você consegue mudar seus hábitos, economizar dinheiro e ajudar planeta.

Onde reciclar

Como dito antes, muitas vezes o reuso está mais próximo da realidade do brasileiro do que a reciclagem, mas para contribuir com essa ideia de forma mais simples, basta você separar o lixo de sua casa.

Além da coleta seletiva que alguns municípios promovem, as cidades costumam possuir locais que trabalham com a reciclagem de plástico, papel, metal e vidro. Basta procurar que temos certeza de que você achará algo perto de você.

Consumo consciente

Consumir de forma consciente é outra forma de garantir a sustentabilidade. Até porque, nossos produtos são feitos para você usar, não para ficarem encostados e virar mais lixo.

Por isso, além de focar no que você precisa e no produto que está comprando, entenda o propósito da marca, o que ela defende e se ela está alinhada com o que você acredita.

A Rubber Pisos é uma marca transparente, e desde sua criação, já contribuiu com a reciclagem de mais de 800.000 pneus emborrachados. Nos preocupamos com a saúde em todos os aspectos. Clique aqui e saiba mais sobre nossos pisos emborrachados para absorção de impacto.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Newsletter

INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Entre em contato pelo Whatsapp