Quando devo trocar a borracha para piso e quais cuidados devo ter com ela?

borracha para piso

Há uma diversidade imensa de borrachas para piso disponíveis no mercado. Cada uma com diferentes tipos de tamanhos, cores, opções de uso e produtos.

Um uso bem comum de alguns tipos de borracha para piso é para absorção de impacto em locais como academias, playgrounds e boxes de CrossFit, uma vez que a borracha em sua versão mais maleável se mostra excelente para amortecer quedas.

Esse tipo de borracha para piso costuma ter o nome de piso emborrachado. Por ser um revestimento diferente, muitas pessoas têm dúvidas sobre como é feita a manutenção do produto, preço, onde comprar, quais cuidados devo ter no dia a dia e quando devo trocar.

No geral, a borracha para piso que absorve impacto é bem simples de ser cuidada e adquirindo o produto certo, ela tende a durar por muito tempo.

No artigo de hoje, você saberá mais detalhes sobre esse tipo de borracha para piso, incluindo: quanto custa o metro quadrado, quais os tipos, como instalar, como escolher qual é a melhor, quanto tempo dura e etc.

Quais os tipos de borracha para piso que absorvem impacto?

borracha para piso

Saber quais os tipos de borracha para piso são usados para absorver impacto é fundamental para ter certeza de que você está escolhendo o produto adequado.

Os tipos de borrachas para piso mais usadas para essa finalidade são: o piso emborrachado feito a partir da reciclagem de pneus usados e o tatame de E.V.A.

O E.V.A é um material relativamente barato, mas não possui uma durabilidade tão alta quanto a da borracha para piso feita pela reciclagem de pneus.

Por isso, muitos espaços estão substituindo o tatame pelo piso emborrachado. Além disso, algumas borrachas para piso têm a vantagem de poderem ser aplicadas em áreas externas, algo que com o tatame de E.V.A é inviável.

Qual a melhor borracha para piso? Tatame ou piso emborrachado?

As duas borrachas para piso possuem propriedades para absorção de impacto. Mas por ser mais resistente, sustentável e possuir maiores possibilidades de aplicação, quando a pergunta é sobre qual a melhor borracha para piso, sem dúvidas o piso emborrachado da Rubber Pisos é a opção mais indicada.

A borracha para piso da Rubber Pisos possui as seguintes vantagens: facilidade de limpeza, baixa manutenção (falaremos mais para frente), propriedade antiderrapante, diminuição da reverberação de som, diversidade de usos e muito mais!

Além disso, quando você opta pela borracha para piso desenvolvida pela reciclagem de pneus, além de adquirir um produto de altíssima qualidade e com muita tecnologia envolvida, você contribui para a diminuição do descarte inadequado deste material.

Isso é importante porque a estimativa de decomposição dos pneus é de em torno de 600 anos. Consumindo a borracha para piso sustentável, você contribui para que o mercado continue buscando alternativas de desenvolvimento mais sustentáveis.

Quais cuidados devo ter com a borracha para piso

borracha para piso

A borracha para piso da Rubber Pisos pode ser mais fácil de manter do que você imagina. No geral, recomendamos que você tome cuidado com o uso de objetos pontiagudos no local em que a borracha para piso está aplicada.

Isso porque esses itens podem causar pequenas fissuras na placa de borracha para piso e, por consequência, prejudicar a vida-útil do produto.

Caso animais circulem no ambiente, recomendamos que tome muito cuidado com as necessidades dos bichinhos. A urina e as fezes também podem prejudicar o material de qualquer tipo de borracha para piso, portanto, assim que possível, faça a limpeza do revestimento caso algo assim aconteça.

Ou seja, quais cuidados devo ter com a borracha para piso incluem garantir a integridade física do material. Quanto melhor você cuidar do produto, mais tempo ele pode durar.

Como é feita a manutenção da borracha para piso e onde encontro os produtos indicados?

borracha para piso

No geral, a borracha para piso em placas possui baixa manutenção. A maior parte desse trabalho é manter o revestimento limpo.

Nesse caso, é quase como limpar o chão de sua casa. A seguir, vamos te mostrar como é feita a manutenção da borracha para piso de quatro formas diferentes.

Limpeza superficial

Essa é a limpeza que será feita com mais frequência, principalmente quando se trata de um Home Box ou academia particular.

No dia a dia, remover a sujeira superficial é bem fácil, basta usar uma vassoura de cerdas macias ou então um rodo com um pano úmido com água para remover a poeira. Assim, a garantia é de espaço limpo sempre.

Limpeza profunda

Aqui precisamos pensar não só nos produtos que usados, mas também na instalação da borracha para piso.

No caso, não recomendamos lavar placas de borracha para piso quando instaladas em área interna, já que a secagem do interior do revestimento pode ser bem lenta e é preciso garantir a secagem total para que o produto tenha boa durabilidade.

Já em áreas externas isso não é um problema, pois em dias ensolarados a borracha para piso estará em contato constante com os raios solares, garantindo a secagem completa.

Para limpar a placa de borracha para piso em ambientes internos você precisa apenas de água, sabão neutro e, de preferência, uma vassoura com cerdas macias para não arranhar o material.

Em ambientes internos, tome cuidado com o excesso de água e passe somente o que for necessário para esfregar a placa. Após a limpeza, seque o revestimento de borracha para piso com um pano seco e macio. Aguarde a secagem total para uso.

Normalmente, a higienização é feita a cada 15 dias ou semanalmente, dependendo do tráfego de pessoas no local.

Onde comprar os produtos certos? É bem simples! Os mercados costumam ter produtos de PH neutro que podem ser usados para essa finalidade.

Só orientamos que você tome cuidado com uso de produtos abrasivos, como o cloro, pois eles podem prejudicar a vida-útil do revestimento de borracha para piso.

Atualmente muitas marcas de produtos de limpeza naturais têm surgido no mercado, com performance e preço tão bons quanto os produtos de limpeza industrializados.

Caso opte por esses produtos mais naturais a regra ainda vale: procure pelo PH neutro, pois o produto ser natural não quer dizer que ele é menos abrasivo.

Sanitização contra a Covid-19

O álcool 70% de fato pode ser um produto abrasivo para a borracha para piso. Porém, como a Rubber Pisos possui um laboratório próprio e preocupação a respeito da prevenção contra Covid-19, desenvolvemos um jeito fácil de esterilizar o revestimento com esse produto sem que a durabilidade da borracha para piso seja prejudicada.

Em um balde, misture 20% de álcool 70% com 80% de água. Ou seja, se você quiser um litro da mistura, você precisará de 200 ml de álcool e 800 ml de água para fazer a sanitização da melhor forma.

Renove a cor preta da borracha para piso

borracha para piso

Quando bem cuidadas, as placas de borracha para piso costumam durar bastante, mas isso não impede que com o tempo a cor preta se desbote.

Pensando nisso, a Rubber Pisos desenvolveu o Renova Rubber um produto que tem como meta devolver a cor preta ao revestimento. Assim, você evita trocar o produto apenas por estética e pode mantê-lo bonito por mais tempo.

Quanto tempo dura a borracha para piso da Rubber Pisos?

Não há um tempo exato para a duração da placa de borracha para piso porque tudo depende de como ela será bem cuidada.

Na Rubber, possuímos pisos como o Double Impact, que é tão resistente que demos a ele uma garantia de 3 anos contra defeitos de fabricação (esfarelamento precoce, por exemplo).

Essa é uma das maiores garantias do nosso nicho e fazemos isso porque confiamos na qualidade do que entregamos. Mas fora a garantia, quanto tempo dura cada borracha para piso varia conforme o cuidado que o proprietário tem com ela.

Seguindo as dicas de manutenção que demos acima, a borracha para piso tem tudo para durar muitos anos.

Quando devo trocar a borracha para piso

Algumas orientações para se ter em mente para saber quando devo trocar a borracha para piso:

  1. Verifique possíveis sinais de desgaste na superfície
  2. Avalie se há problemas com fungos no revestimento
  3. Veja se a espessura está muito mais gasta que o normal
  4. Repare se há sinais de cortes ou outros tipos de danos causados por pessoas ou animais
  5. Perceba se você está há muitos anos com o mesmo revestimento

Caso a resposta para alguns desses itens seja “sim”, sugerimos que você comece a se programar para trocar o revestimento de borracha para piso. Quando você se planeja, consegue priorizar o custo-benefício e fazer o melhor negócio.

Como instalar a borracha para piso e onde comprar a melhor cola

Dúvidas sobre como instalar a borracha para piso da Rubber Pisos? Então é agora que vamos te ajudar!

A borracha para piso em placa possui duas formas de aplicação: a por pressão e a colagem, sendo que a primeira é feita ligando os pisos uns aos outros por meio da colocação das placas aplicando um pouco de pressão, e só é indicada para área interna, pois precisa de pelo menos duas paredes para contenção das placas.

Já a colagem é uma solução mais definitiva, garantindo aderência total e permanente da borracha para piso ao chão. É preciso certificar de que o chão está devidamente nivelado para que a colagem não seja prejudicada.

Após esse processo, basta aplicar a cola na área que você deseja aplicar o revestimento emborrachado e realizar a colagem.

Agora você deve estar se perguntando “onde encontro a cola mais indicada para aplicação da borracha para piso?”. Na Rubber Pisos! Nós desenvolvemos a cola perfeita para aplicação de pisos emborrachados, a cola P.U. Para mais informações sobre ela clique aqui.

Preço da borracha para piso: quanto custa o metro quadrado?

borracha para piso

A Rubber Pisos é uma fábrica de borracha para piso em placas e contínuo do interior de São Paulo. Nós vendemos pisos emborrachados para qualquer parte do Brasil e possuímos revendedores e representantes comerciais em vários estados.

Achamos que a forma mais justa de saber quanto custa o metro quadrado é através do orçamento, onde avaliamos a metragem do espaço que receberá a nossa borracha para piso. Para fazer um orçamento gratuito, basta clicar aqui e entrar em contato conosco.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Newsletter

INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Rubber Pisos

Entre em contato pelo Whatsapp