7 dicas para te ajudar a evoluir nos treinos

7 Dicas para melhorar os treinos

Todo mundo tem um objetivo diferente com o CrossFit. Mas, sem dúvidas, a evolução na prática é o que mostra que estamos atingindo as nossas metas.

Por exemplo: quem busca a hipertrofia, nota essa evolução no quanto de carga está tentando levantar, avaliando se está muito fácil ou se pode aumentar o peso que vai segurar.

Já quem busca resistência física pode reparar que, com o tempo, o WOD que a deixa exausta está apenas causando um leve cansaço.

Essas são só algumas das pequenas conquistas do CrossFit que te levam a resultados incríveis. Para saber como chegar até elas mais rápido, basta acompanhar a leitura.

1 – Mantenha uma rotina saudável

Dormir e comer bem são fatores essenciais para garantir a energia adequada para o CrossFit, afinal, para treinar na alta intensidade que a prática demanda, é necessário estar com a disposição lá em cima.

Caso esteja difícil equilibrar a rotina, você pode consultar um especialista, como nutrólogo ou nutricionista, para receber as devidas orientações profissionais para a alimentação.

Quanto a rotina geral, algo que pode te ajudar são aplicativos ou ferramentas de organização, como Notion, Trello, Google Agenda e etc.

Pois quando você consegue visualizar de maneira fácil o seu dia a dia, fica mais prático construir a rotina de treinos em cima daquilo que é possível. Dessa forma, os resultados aparecem.

2 – Saia da zona de conforto

7 Dicas para melhorar nos treinos

O desafio é extremamente importante no CrossFit, por isso, os treinos mudam todos os dias e raramente se repetem ao longo da semana.

A consequência disso é o dinamismo da modalidade, que faz com que as pessoas estejam sempre renovando suas habilidades e se superando de formas diferentes. Logo, zona de conforto e CrossFit não combinam.

Acompanhar esse ritmo pode ser difícil no começo, mas com o tempo você entenderá melhor a execução de cada movimento, fará a associação dos nomes e evoluirá dentro daquilo que deseja.

No CrossFit, esse movimento de sair da zona de conforto é natural, mas quando você já vai com essa ideia em mente, com certeza a sua performance será potencializada.

3 – Respeite seus limites escutando o seu corpo

Sabemos que parece estranho, pois acabamos de escrever que é preciso sair da zona de conforto. Respeitar os limites parece ser o oposto disso, não é? Mas e se eu te falar que não precisa ser assim?

O cansaço e algumas dores musculares são completamente normais, mas é preciso saber que tipo de dor é essa e o porquê desse cansaço. Logo, a consciência corporal é extremamente importante para que você saiba quando é o melhor momento de avançar.

No geral, se estiver muito fácil, é sinal de que você pode aumentar a carga. E claro, peça ajuda para o seu coach, pois ele saberá te falar se os exercícios estão sendo executados da corretamente.

4 – Estabeleça metas realistas

borracha para piso

Para não desanimar com o tempo de evolução, especialistas recomendam estabelecer metas realistas. Por exemplo: comecei o CrossFit nesta semana, minha meta para esse período é entender a execução dos movimentos que me passarem. Depois que eu entender a execução, vou ver se consigo aumentar a carga…

Essas metas são pessoais, logo, podem variar de acordo com cada um. O melhor é focar naquilo que você consegue fazer e ir melhorando aos poucos, para ter um resultado mais consistente.

5 –  Tenha paciência para a sua evolução

É normal começar algo novo e estar com muitas expectativas. E é muito bom ter atletas como referência, pois, além da execução dos exercícios, a trajetória deles pode inspirar.

Porém, ninguém vira o Gui Malheiros, a Lari Cunha ou o Anderon Primo da noite para o dia. Os três só são as feras que são porque se dedicam muito aos treinos, se atentam às correções e buscam se superar.

Essa evolução é gradual e cada corpo tem o seu tempo. Cada pessoa assimila os exercícios de uma forma. Respeitar esse tempo é essencial para a boa execução do WOD.

6 – Confie no seu coach

Essa sem dúvidas é a dica mais essencial da lista e a melhor que podemos te oferecer, pois ninguém sabe tão bem de CrossFit, e de você, quanto o seu coach.

Ele é o profissional que sabe cada detalhe da execução do movimento e está lá justamente para te ajudar a alcançar qualquer meta.

Por isso, confie nas correções dele e sempre que sentir necessidade, peça uma atenção extra caso queira uma correção mais detalhista. Com certeza ele ficará muito feliz em te ajudar.

7 – Divirta-se!

7 Dicas para melhorar nos treinos

Até aqui você já viu que o CrossFit é uma modalidade extremamente ativa e cativante. Além disso tudo que citamos, ela também estimula o trabalho em equipe.

A comunidade do CrossFit é muito unida e a gente sente a energia dessa galera só de entrar em uma competição ou box.

Então, se tem uma palavra que define a prática, com certeza é diversão. O processo da evolução tem tudo para ser leve e te animar, tenha isso em mente que os resultados vão aparecer quando você menos esperar.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Newsletter

INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Rubber Pisos

Entre em contato pelo Whatsapp