O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking entre os países com maior número espaços fitness, segundo dados da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), perdendo apenas para os Estados Unidos. São mais de 32 mil unidades no território brasileiro. Para se consolidar no mercado tão competitivo, é fundamental ter uma boa gestão de academia.
Embora o país também se destaque em número de alunos, com mais de 8 milhões de pessoas que frequentam academias e um faturamento que ultrapassa 2,4 bilhões de dólares, a pandemia do novo coronavírus, Covid-19, demonstrou a necessidade de ter uma boa gestão de academia, para se inovar mesmo em situações de crise.
E com o isolamento social, quase todos os espaços fitness tiveram suas atividades presenciais suspensas. Por isso, a gestão de academia precisa refletir sobre a administração de novos negócios durante a quarentena, como melhorias em site, ou até mesmo um curso especializado para sobrevivência de empreendimentos durante crises.
Por isso, no artigo de hoje, separamos algumas dicas de gestão de academia para alcançar o sucesso e fazer melhorias no seu negócio. Acompanhe a leitura!
- 1 – Adote um software de gestão de academia
- 2 – Faça um curso financeiro para gestão de academia
- 3 – Conheça os conteúdos do Sebrae sobre gestão de academia
- 4 – Negocie a gestão de academia para reduzir custos
- 5 – Invista em melhorias, se tiver um dinheiro sobrando
- 6 – Ofereça dicas de exercícios em casa
- 7 – Faça a gestão de academia voltada ao cliente
1 – Adote um software de gestão de academia
O software para gestão de academia é capaz de organizar melhor as rotinas dos colaboradores, além de gerar melhorias na organização administrativa do estabelecimento, sendo possível verificar pagamentos dos alunos, jornada de trabalho dos colaboradores, bem como, automatizar determinadas tarefas.
Atualmente, há diversos modelos de softwares de gestão de academia, incluindo: sistemas de controle financeiro, comercial e automação de marketing, ou até mesmo programas que integram todos esses departamentos.
O principal objetivo do software de gestão de academia é acompanhar e monitorar os dados, oferecendo relatórios completos que indicam como está o desempenho do negócio, reduzem a inadimplência dos alunos e acompanham o trabalho dos treinadores.
2 – Faça um curso financeiro para gestão de academia
Apesar da existência de softwares de gestão de academia, é importante que o proprietário do estabelecimento tenha um conhecimento básico de finanças para aplicar e desenvolver conceitos inovadores, além de escolher as melhores ferramentas administrativas.
O controle financeiro é fundamental para ter em mãos as principais informações para gestão de academia, incluindo:
- Número total de alunos;
- Cancelamentos de matrículas;
- Porcentagem de inadimplência;
- Número de renovações.
Em tempos de isolamento social, tendo as atividades suspensas, quem tem um espaço fitness pode aproveitar o tempo para fazer um curso especializado na gestão de academia, com aulas online, sem precisar sair de casa.
3 – Conheça os conteúdos do Sebrae sobre gestão de academia
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – MPEs) conta com inúmeros conteúdos sobre gestão de academia, com textos que ensinam você como montar seu próprio espaço fitness, além de dicas de saúde, bem-estar e empreendedorismo.
Grande parte dos materiais está disponível gratuitamente no portal do Sebrae, para que o usuário encontre as principais informações do mercado de academias, de modo simples e rápido. Além disso, o portal também oferece cursos de educação empreendedora, administração de negócios, gestão de academia, entre outros serviços para MPEs.
4 – Negocie a gestão de academia para reduzir custos
Com a crise do novo coronavírus, é preciso pensar em alternativas para reduzir ao máximo as despesas, ainda mais com a suspensão de atividades. Por isso, a gestão de academia também depende da negociação de contratos.
A dica é tentar renegociar com fornecedores, locadores, colaboradores, entre outros serviços que são parte das despesas essenciais de manutenção das academias. Vale dizer que contas de energia, água e telefonia não poderão ser cortadas neste período por determinação da Anatel, ou seja, as faturas continuarão sendo processadas, porém sem cobranças de multas.
5 – Invista em melhorias, se tiver um dinheiro sobrando
Quem já tinha um planejamento e uma boa gestão de academia, provavelmente conta com um dinheiro extra na conta, para investimentos futuros em melhorias no estabelecimento. Com tudo fechado pelo isolamento, agora pode ser o momento certo para as mudanças!
Identifique no seu planejamento de gestão de academia quais são os pontos que precisam ser melhorados, como a troca ou manutenção de equipamentos, compra de novos acessórios, ou até a troca do revestimento, optando por um piso de borracha reciclada.
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6 – Ofereça dicas de exercícios em casa
Enquanto durar a suspensão das atividades, a gestão de academia também precisa refletir sobre novas formas de ganhar dinheiro, visto que as mensalidades foram congeladas. O próprio Procon afirmou que os estabelecimentos não podem cobrar dos alunos durante a quarentena.
Por esse motivo, uma sugestão é oferecer dicas de exercícios em casa para que os alunos matriculados possam praticar atividades físicas no isolamento social. É interessante pensar em uma gestão de academia para cobrança dessas aulas, mesmo que remotamente.
Neste cenário, o software de gestão de academia pode ajudar bastante, visto que os treinadores podem usar o programa para organizar cada aula e ter um controle de pagamentos.
7 – Faça a gestão de academia voltada ao cliente
A gestão de academia deve ser voltada ao cliente. Desde as iniciativas de mudança dos revestimentos emborrachados no estabelecimento até a oferta de aulas online devem feitas com o intuito de manter o bom relacionamento com os alunos.
Durante a quarentena, é importante continuar o contato com cada um dos clientes, seja por meio de mensagens por e-mail ou pelas redes sociais, com notificações no próprio software de gestão de academia, ou com a produção de conteúdo relevante.
Pode até parecer, no início, que a gestão de academia é algo que envolve somente o dinheiro, mas quando se tem um projeto de ação voltado ao cliente, os resultados são muito melhores.
Afinal de contas, a gestão de academia envolve pessoas e, principalmente o bom relacionamento com seus alunos. Assim, quando passar o isolamento social, o seu espaço fitness irá se destacar e muito da concorrência.
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