Piso emborrachado para academia de musculação: qual melhor tipo, como limpar, como colocar e quanto custa o metro

Piso emborrachado para academia

Investir em piso emborrachado para academia é fundamental para zelar pela segurança dos alunos. Talvez você, dono de academia, fiquei meio aflito de pensar em investimentos neste momento, visto que, o ramo que engloba academia de musculação e box de CrossFit foi um dos principais afetados pela pandemia de Covid-19 no último ano.

Segundo uma estimativa inicial feita pela startup de gestão de fitness Tecnofit, cerca de 65% dos alunos pararam de treinar durante os primeiros meses de pandemia no país, ocasionando em perdas financeiras e, em casos mais extremos, até a falência dos estabelecimentos.

Porém, a expectativa para o crescimento deste mercado em 2021 é bastante promissora, principalmente se considerarmos o otimismo que a vacinação proporciona à população. Logo, em meio a tantas pessoas querendo voltar a se exercitar fora de casa, investir na sua academia é uma forma de se preparar para essa nova demanda.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos mais sobre como você pode deixar o seu espaço mais seguro para essa nova demanda com os pisos emborrachados para academia e explicaremos: como colocar, qual melhor tipo, como limpar e quanto custa o metro. Boa leitura.

Qual melhor tipo de piso emborrachado para academia?

Um bom piso emborrachado para academia precisa, principalmente, ser capaz de absorver o impacto de eventuais quedas que podem ocorrer no local e isso inclui não só pessoas caindo, como também, acessórios.

Muitos donos de academias relatam que aplicar pisos emborrachados para academia em seu espaço fitness é útil, até mesmo, para preservar a durabilidade dos objetos. Então, esse é o tipo de investimento que você ganha muito mais do que imaginava, afinal, sua preocupação com reposição de acessórios e equipamentos pode diminuir um pouco.

Existem diversas espessuras de pisos emborrachados para academia. Portanto, escolher qual melhor tipo implica em entender qual é a necessidade de absorção de impacto do local.

+ LEIA MAIS: Piso para academia de borracha – conheça o revestimento com o melhor preço e qualidade

E para facilitar essa busca nós temos duas dicas. A primeira é se atentar a NBR 16.071-3, norma que estabelece critérios para que pisos emborrachados sejam seguros para uso em playgrounds.

Um dos critérios que a regulamentação estabelece para identificar o melhor tipo para cada necessidade é a altura crítica de queda, que leva em consideração a altura máxima em que pode ocorrer uma queda no local e estabelece um paralelo entre esse valor e a capacidade da placa de absorver impacto. Para facilitar seu entendimento, veja o quadro abaixo.

imagem-segurança-CORRETA-min

A nossa segunda dica para te ajudar a achar qual melhor tipo de piso emborrachado para academia é verificar a indicação de uso dos revestimentos disponíveis. No caso da Rubber Pisos, os modelos indicados para academia de musculação são: Slim, Medium Impact, Large, High, High Impact e Double Impact, sendo este último, recomendado para box de CrossFit.

Desses, o Slim é indicado para academias de baixa circulação que não necessitam de absorção de impacto, porém, o piso desempenha funções antiderrapante e de isolamento acústico muito bem.

Durabilidade do piso emborrachado para academia de musculação

piso emborrachado para academia

O piso emborrachado para academia é desenvolvido a partir de grânulos de pneus compactados, o que resulta em um produto de altíssima qualidade, que quando sua manutenção é realidade da forma adequada, não esfarela e é capaz de durar muitos anos.

+ LEIA MAIS: 4 dicas de como fazer o seu piso de borracha durar mais

Outro detalhe importante a se destacar é que a matéria-prima do piso emborrachado para academia é retirada da reciclagem de pneus, logo, ao consumir um produto deste tipo, além de cuidar para que o local esteja seguro, você ainda contribui para a diminuição do descarte inadequado deste material que demora cerca de 600 anos para se decompor na natureza.

Vantagens do piso de borracha para academia

Até aqui, já deu para ver algumas das principais vantagens do piso emborrachado para academia, porém, vale a pena ressaltar outras que não são tão óbvias assim, mas que são tão importantes quanto.

Diminui o eco

A borracha por si só é um ótimo isolante acústico e quando esse material está em um piso emborrachado para academia, é capaz de reduzir a reverberação de som (eco) do local. Sendo assim, o piso emborrachado para academia é uma ótima aliada na diminuição da poluição sonora de um ambiente, trazendo muito mais conforto acústico ao local.

Antiderrapante

Essa vantagem nós já citamos quando falamos do Piso Slim, mas essa não é uma característica exclusiva desse modelo da Rubber Pisos. Dada a qualidade do material, a placa se mostra extremamente eficiente em prevenir escorregões. Dessa forma, fica quase impossível de se machucar caindo no chão.

Como colocar piso emborrachado para academia

piso emborrachado para academia

Há duas maneiras possíveis de como colocar piso emborrachado para academia em seu espaço: a instalação por pressão e a instalação por colagem. Para os dois métodos, é preciso que o contrapiso esteja nivelado e limpo para garantir a eficiência do piso emborrachado para academia.

A instalação por pressão consiste em conectar um piso ao outro. Ela é bem simples e qualquer pessoa pode fazer, desde que o espaço possua paredes de contenção paralelas e que a instalação seja feita em área interna. A instalação por pressão é recomendada caso a pessoa precise ter uma remoção fácil do piso emborrachado para academia. 

Já a colagem garante um resultado mais duradouro e é um pouco mais complexa. Para saber como colocar o revestimento a partir da colagem, nesta etapa, você deve se atentar ao tipo de cola que você vai usar. Recomendamos a Rubber Col PU 041, pois ela foi desenvolvida especificamente para ser aplicada em piso emborrachado para academia.

Para que a cola seja devidamente preparada, adicione 0.600kg do componente B (catalisador de cor mais escura) em 4.400kg de componente A (base de cor mais clara), gerando a mistura final da cola.

Misture bem os dois conteúdos com o auxílio de uma espátula e furadeira até que a textura fique homogênea. Após essa mistura, o tempo útil para manuseio do produto é de até 70 minutos. Ao exceder esse tempo, a cola fica dura e não é possível utilizá-la.

Para evitar bagunças desnecessárias, coloque uma fita adesiva onde você não quer que a cola fique. Na aplicação em si, coloque uma camada da cola no contrapiso e com auxílio de uma espátula dentada, espalhe o adesivo de maneira uniforme, para que toda a área receba a mesma quantidade.

Depois disso, posicione o piso e prense-o com o auxílio de um martelo de madeira ou borracha. Esse processo em como colocar piso emborrachado para academia ajuda a cola a se espalhar por toda a parte de baixo das placas, garantindo que elas não se soltem com facilidade.

Como limpar piso de borracha

Caso você esteja pensando em como limpar um piso emborrachado para academia já vamos matar essa dúvida. A manutenção é bem simples e sem segredos. Para manter o revestimento sempre limpo, só é preciso varrê-lo com uma vassoura de cerdas macias para remover a sujeira superficial.

Para uma limpeza completa, basta fazer uma mistura de água e sabão neutro, esfregar o piso delicadamente, secar a superfície com um pano de chão sem fiapos e depois, deixá-lo secar naturalmente para que ter certeza de que a parte interna está sem água.

Ah! E nada de usar produtos abrasivos, pois eles podem danificar a durabilidade das placas. Viu só? Tão fácil como limpar o chão da sua casa!

Sanitização contra o Covid-19

A pandemia nos trouxe uma preocupação a mais com a higiene, por isso, caso você já possua ou possa investir em um piso emborrachado para academia, esse detalhe deixará o seu espaço ainda mais seguro de forma mais eficiente.

Para sanitizar o seu piso emborrachado indicamos que seja borrifado, na placa, uma mistura contendo 20% do álcool para 80% de água. Ou seja, se você for usar 1 litro da mistura para limpar as suas placas, você precisará de 200 ml de álcool 70% e 800 ml de água. Usar mais álcool 70% do que recomendamos pode danificar a durabilidade da placa.

É importante lembrar que o uso da mistura mencionada não exclui a limpeza da placa. A limpeza aliada à sanitização garantirá que sua placa esteja sempre segura para desempenhar a sua função com eficácia.

Piso emborrachado para academia: quanto custa o metro?

Piso emborrachado para academia

Como deu para perceber, existe uma grande variedade de piso emborrachado para academia disponível no mercado. Por isso, o preço desse revestimento altera conforme a espessura, tamanho da placa e a metragem solicitada.

Sendo assim, as empresas que trabalham com a produção de piso emborrachado para academia costumam solicitar orçamentos para averiguar melhor as necessidades de cada cliente e depois dizer quanto custa o metro.

Quer saber mais detalhes e até valores sobre o piso emborrachado para academia em seu espaço? Então clique aqui e entre em contato conosco para realizar o orçamento do seu próximo revestimento!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Newsletter

INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Entre em contato pelo Whatsapp